Blog

5 tendências para o mkt. publicitário em 2019

marketing

 

Você já sabe o que é tendência para o marketing publicitário em 2019?

Como uma agência de publicidade e principalmente, uma empresa produtora de conteúdo, é uma necessidade estar antenado no que será tendência, qual linha o mercado irá seguir, quais águas serão navegadas. Reunimos 5 tendências que julgamos importantes, alinhando você sobre o que está por vir e ao mesmo tempo te convidando para mergulhar em nosso mundo.

1 – Produção de Conteúdo. 🎯

A produção de conteúdo continua a mil para 2019. Em vista de tantas informações, tantos públicos alvo com inúmeras necessidades e desejos. Produção de conteúdo é a estratégia de educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente por meio do conteúdo. Mas não é um conteúdo qualquer. Cada pessoa tem uma necessidade, seja de um produto ou serviço, cabe ao anunciante produzir conteúdo que satisfaça essa necessidade específica. Criar infográficos sobre aplicação de um fungicida na cultura de café não satisfaz a necessidade de uma pessoa que está buscando sobre como fazer a melhor fotografia em ambientes escuros. Vale sempre ressaltar que a produção de conteúdo tem o público alvo correto para cada assunto e essa produção deve ser contínua, para que esse público alvo não perca o interesse em sua marca, serviço ou produto.

2 – Comportamento Humano e o Conteúdo da Mensagem. 🤺

O profissional de marketing precisa pensar que está tratando com uma pessoa do outro lado. Em uma época em que as otimizações, palavras chaves, uma inteligência artificial impera para uma certa ação, para uma correção, para a criação de um conteúdo. Mas muitas vezes esquecemos que as pessoas do outro lado são humanos, pessoas com emoções, necessidades, dores. Temos problema para resolver, necessidades ou desejos para comprar algo. Mas é necessário arranjar um propósito para levar as pessoas a alguma ação. Atentar para um motivador mais forte, contar uma história convincente e se identificar com esse consumidor é a chave.

3 – Marketing de indicação. 👈

“Indicar é um ato natural do ser humano, todo mundo já indicou alguma coisa para alguém. Para uma vaga de empresa, uma série do Netflix, que seja, o que a gente não pode deixar é que isso fique desestruturado.” (Rodrigo Noll)
Uber, Airbnb, Trivago, são exemplos de empresas que utilizam do referral marketing para alavancar suas marcas. É um processo cauteloso pois como as avaliações e indicações são provenientes da experiência direta do usuário com o produto ou o serviço, uma execução não eficiente dos mesmos pode se tornar um tiro no pé pois quem avalia é o próprio usuário. Identificar os clientes mais satisfeitos, as avaliações mais conceituadas e utilizar essas informações para captar novos consumidores e ainda cativar cada vez mais os que já são fiéis.

4- Chatbots. 🤖

Os chatbots são “robôs” programados para iniciarem uma relação com o usuário que está visitando um determinado site, rede social, solicitando um serviço ou no geral, qualquer atividade em meios digitais. Iniciar uma conversa, filtrar os objetivos, adquirir dados e informações desse usuário e até mesmo, para chatbots mais elaborados, realizar uma compra ou permitir ao usuário solicitar um serviço sem que haja a necessidade de uma pessoa física mediando a ação. Um exemplo muito comum são os atendentes digitais que se espalharam pelos call centers e que tentam primeiramente suprir a necessidade do cliente sem que um atendente humano tenha seu tempo tomado para fazê-lo. Na busca por leads, por potenciais consumidores e manutenção dos já conquistados, os chatbots desempenham um papel interessante em realizar questionários de satisfação de uma forma mais dinâmica. Enviar um questionário para um cliente com 10 perguntas irá matar seu cliente tirando-lhe o tempo e a paciência, mas um chatbot bem elaborado, mantendo uma interação dinâmica pode obter informações valiosas desse consumidor.

5 – Vídeos. 📽

De acordo com a HubSpot, simplesmente adicionar um vídeo a um email aumenta a taxa de cliques em impressionantes 200 a 300%, e colocar um em uma landing page, aumenta a taxa de conversão em 80%.
Diante de tantos conteúdos e informações, os consumidores ficam entediados rapidamente. A produção do vídeo, bem feita, prende a atenção desse consumidor. Nada melhor que assistir um vídeo do que ler parágrafos e parágrafos de informações. Conteúdos para redes sociais, blogs, sites, enriquecem o visual, agilizam a transmissão das informações e bem feito, de acordo com o público certo, pode causar emoções.

📣 Que tal conhecer a agência Drops e conferir como essas ideias funcionam na prática?

(51) 9 9119-6198 📱

www.agenciadrops.com.br